Capítulo Geral - 30 de Setembro de 2023
Às 7:00h louvamos a Deus com a oração comum das Laudes. Depois, às 7h30, participamos da Santa Missa, celebrada pelo Pe. Paweł Malecha. Durante a Eucaristia, o celebrante ressaltou o importante e fundamental papel da graça de Deus em nossas vidas. Se nos esforçarmos para viver na fidelidade à Sua graça, então o Senhor está conosco e nossas vidas dão os frutos abençoados do amor, da bondade, do perdão e da paz. Se cada momento de nossa vida diária for preenchido com a obra de Sua graça, então o Reino de Deus crescerá dentro e ao nosso redor. Nosso modelo e guia nesta jornada é a Bem-Aventurada Virgem Maria, cheia de graça.
Às 9h30 as Irmãs do Capítulo reuniram-se na sala de reuniões para ouvir, antes de iniciar os trabalhos plenários, uma meditação preparada pelas Irmãs da Província de Poznań. De acordo com o programa capitular, a Madre Geral apresentou às Irmãs do Capítulo o ponto que diz respeito à elaboração do tema da formação permanente para os próximos seis anos. As irmãs trabalhavam em quatro grupos.
Às 15h30 as Irmãs capitulares reuniram-se na sala de reuniões para apresentar suas propostas. Uma vez lidos e decididos os principais temas, a Comissão de Redação comprometeu-se a elaborá-los de maneira adequada e, posteriormente, submetê-los ao parecer das capitulares. Após as participantes do Capítulo terem revisado os textos propostos, a Comissão de Redação comprometeu-se a fazer as correções indicadas. O texto final para a votação indicativa será preparado para a reunião de segunda-feira. Todos os membros do Capítulo expressaram sua gratidão à Comissão de Redação pela versão final do texto redigido.
Durante a oração das Vésperas e a adoração ao Santíssimo Sacramento, as Irmãs capitulares agradeceram ao Bom Deus pela última semana do atual Capítulo Geral, rica de sua graça.

A festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael começou com a oração de louvor matinal às 7:00h. O ponto central do dia foi a Eucaristia celebrada pelo Pe Krzysztof Bieliński CSsR. Na homilia o celebrante referiu-se às leituras de hoje, em que o Bom Deus proclama o seu amor pelo seu povo, isto é, também pela sua Esposa, que é a Igreja, e nela também a nossa Congregação. A realidade de uma Igreja exige o compromisso de uma luta constante contra os poderes das trevas dentro de nós e à nossa volta. O Senhor revigora-nos com a força do alto para que esta vitória se realize e para que possamos testemunhar na sua Igreja a radicalidade da vida e a dimensão profética da nossa consagração religiosa. Só podemos cumprir essa difícil missão em estreita cooperação com a sua graça e por meio do esforço pessoal. A Beata Maria Luísa encorajou suas irmãs, isto é, nós, a assumir este desafio, escrevendo em sua carta as palavras: Não percamos a coragem, façamos o que está ao nosso alcance, o resto Deus completará.
Hoje, dia da eleição da Superiora Geral, começamos com a Eucaristia celebrada em italiano por S.Exc. Cardeal Konrad Krajewski. Na homilia, o Cardeal convidou-nos a refletir sobre o estado da nossa fé e do nosso amor a Deus, colocando-nos as seguintes questões: Sou uma pessoa que vive a lógica do Evangelho? Deus é a única segurança para a minha vida? Convidou-nos a eleger uma freira “loucamente” apaixonada por Deus e pela sua vontade.